Princípios

O Lugar da Bíblia na Vida do Cristão

Eileen Kotev
2 min readSep 14, 2024
Foto de Luis Quintero: https://www.pexels.com/pt-br/foto/livro-comovente-2258252/

Ideologias teológicas e experiências individuais ou coletivas jamais devem se sobrepor ás escrituras sagradas.

Alguém que se diz cristão deve buscar viver á luz da bíblia. Não falo aqui sobre ganhar ou perder a salvação, mas sobre como viver por princípios predeterminados e não por achismos ou distorções.

Quantos se dizem ser cristãos há anos e ainda não conseguiram ler toda a bíblia? A maioria nem tenta. Ainda que hoje em dia tenhamos até áudios da bíblia inteira, há algo que persiste entre os séculos: a desculpa. Sempre existirá um motivo para não fazer.

Como se autodenominam cristãos se não se importam em conhecer os ensinamentos de Jesus? Como adoram a um Deus que não buscam conhecer? Como dizem que são servos se não se apegam às Suas palavras e atos? Servem como acham que devem e não como Ele quer e aceita ser servido, por isso as ofertas são rejeitadas(faço aqui uma alusão a Caim).

Realmente o povo perece por falta de conhecimento, mas não é que falta conhecimento de todo, falta conhecimento específico. Vemos por aí muitas pessoas sendo guiadas por líderes manipuladores e nem me refiro a pessoas em realidades precárias, mas aquelas que têm acesso á informação, têm internet, leem livros, estudam e trabalham. É mesmo triste ver isso em países onde não há crime em ler a bíblia.

As palavras são doces e é só vitória. Entram em uma bolha e só acessam conteúdos que reforçam o mesmo tipo de pensamento. Perderam a habilidade de questionar ou só questionam quando convém. É o culto do eu, de mim, por mim e para mim. Vivem em uma realidade paralela que não condiz com o todo da realidade bíblica e enfiam goela abaixo essa metanóia na cabeça das pessoas usando versículos bíblicos isolados e distorcidos, dando ênfase em algumas partes e ignorando completamente outras, ao mesmo tempo em que reprovam as seitas que fazem o mesmo.

Não ignoro a multiforme graça de Deus e a criatividade de Seu poder, mas nem isso se sobrepõe á Sua palavra aqui na Terra e tudo deve ser analisado á luz das escrituras. Absolutamente tudo. Se não for assim, estaremos conversando com “Samuéis” achando que tudo o que ele profetiza vem de Deus, ainda que ele esteja morto.

--

--