Endomarketing e Comunicação Interna

A Demissão

Eileen Kotev
2 min readAug 15, 2023

Me pergunto quando é que as empresas vão entender que não adianta gastar dinheiro com endomarketing se não têm a intenção de investir em uma boa comunicação interna.

Empresas grandes, normalmente, têm um endomarketing impecável. Fazem palestras motivacionais, dão miminhos constantemente e, algumas, até dão massagens(acredite, já trabalhei em um lugar onde recebia massagem nas costas na hora da pausa).

Para o colaborador que está ali todos os dias, esses momentos de alívio não compensam o tamanho do stress que enfrentam no dia a dia com uma liderança fraca e comunicação deturpada entre os membros.

Quando se trabalha em equipe o discurso deve estar alinhado e todos devem caminhar na mesma direção, mesmo que os postos de trabalho e a hierarquia sejam diferentes. Se não estiverem unidos no mesmo propósito, as coisas podem até acontecer, mas não tão bem quanto deveriam.

O motivo de haver tanta rotatividade em algumas empresas pode se dar por este motivo.

Não há uma comunicação clara, não há um entendimento unânime sobre as políticas internas da empresa e nem sobre a hierarquia.

Nesse tipo de caso seria importante reforçar a política interna de tempos em tempos, mas não muito espaçados, para que todos entendam qual é o seu papel ali. Além disso, construir uma liderança forte, investindo em treinamentos e eventos voltados para essa área. Os primeiros a dar o exemplo são os líderes e se eles forem maus, quanto mais quem estiver abaixo deles. Dar e receber feedbacks também é uma ferramenta importante para o alinhamento. A escuta ativa e a comunicação não violenta deveriam ser praticadas por todos dentro das organizações.

Há duas semanas pedi demissão de uma empresa boa de se trabalhar, mas com sérios problemas de comunicação interna. Infelizmente isso é o que mais se vê por aqui.

Eu poderia entrar mais fundo nesse assunto, separar por tópicos e deixar mais organizado, mas esse é um problema que me desagrada há tempos. Não é a primeira empresa que trabalho onde encontro uma liderança duvidosa e, provavelmente, não será a última, então não quero pensar sobre isso mais tempo que o necessário.

Dei o primeiro passo para a mudança e agora as coisas irão fluir.

Espero conseguir trabalhar para mim mesma e ter novos desafios, como automotivação, disciplina e outros temas relacionados ao empreendedorismo.

Realmente estou cansada de trabalhar para os outros e espero que, se for para ficar cansada, que seja pra construir algo meu.

--

--