A Reclamação E O Coração Alegre

Forças Inversamente Proporcionais

Eileen Kotev
2 min readAug 31, 2023
Foto de Reynaldo #brigworkz Brigantty

Fiz uma tradução livre de um trecho de uma das músicas do Tobymac e me peguei refletindo sobre a letra:

“Você fez a chuva, então quando ela cai sobre mim devo reclamar ou ouvir o Teu chamado?

É minha decisão ficar e ver o que Você realmente está fazendo

São minhas raízes crescendo, pois a vida é mais que este momento.”

- Tobymac/The Goodness

Esse é o tipo de inteligência emocional que o apóstolo Paulo teve ao dizer que sabia viver contente em toda e qualquer situação, analisando a história pelo todo e não apenas por uma situação.

As coisas têm a importância que damos a elas.

Sabe, a reclamação, no sentido de murmuração, é um caminho sombrio e tortuoso onde você encontra vários aliados que te encorajam a persistir naquilo. É bom encontrar parceiros de reclamação, pessoas que veem pelo mesmo ponto de vista negativo que nós e, mesmo que o nosso objetivo não seja reclamar, estamos lá fazendo isso de novo e fortalecendo sentimentos ruins dentro de nós.

A reclamação faz com que passemos mais tempo que o necessário em um momento específico.

Um dos motivos que me incomodam na reclamação é que ela é incompatível com um coração alegre.

Além de ver o panorama geral, Paulo dá uma dica importantíssima sobre como ser alguém contente independente das circunstâncias:

“tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” — Filipenses 4:8

Mudar a mente para um estado melhor pode ser desconfortável, cansativo, levar tempo, mas vai valer a pena.

Muitas vezes pode ser difícil manter a mente voltada a esses pensamentos, mas persistir na mudança vai dar resultado em algum momento.

Como ativar um novo modo de pensar? Pensando sobre o que queremos pensar.

Quando queremos muito tirar algo da nossa mente, não é pensando em não pensar que iremos fazer isso, é trocando os pensamentos antigos por novos.

Decore frases, imagens, músicas e textos que se enquadrem no conselho de Paulo para que você se lembre em momentos onde você se vê compelido a reclamar. Nesses momentos se obrigue a redirecionar seus pensamentos e sua visão. Mude o conteúdo das suas conversas. Leia e tenha assuntos interessantes para compartilhar. Ocupe sua mente com o aprendizado de algum instrumento musical, enfim, encontre formas de mudança de pensamento que funcionem para você e as ponha em prática.

Ninguém pode fazer isso por você além de você mesmo, então faça mesmo sem vontade e veja uma melhora no seu estilo de vida.

Coisas simples feitas repetidas vezes podem gerar um grande impacto na vida de quem as pratica.

--

--